top of page
Buscar
  • Foto do escritorÉrica Greggio

Suplementação de proteína na Síndrome do Intestino Irritável


A quantidade de pessoas que praticam atividade física hoje teve aumento considerável, não apenas pelo crescimento de casos de sobrepeso e obesidade, mas também pela busca por uma vida mais saudável, principalmente causada pela pandemia da COVID-19. Esse crescimento faz com que as pessoas tenham também maior interesse em nutrição voltada para atividade física, como quantidade de macros em refeições, alimentos pré e pós treino, e principalmente, suplementação.


Pacientes que sofrem de desordens intestinais precisam de mais atenção para sua alimentação e uso de suplementos. Nesse post, vamos falar do uso da suplementação de proteína para pessoas com Síndrome do Intestino Irritável.


Primeiro, é importante saber que mesmo durante a dieta Low fodmap, a quantidade de proteína consumida pelo paciente não precisa ser diminuída, como acontece com os carboidratos fontes de fodmap, já que as proteínas animais não causam sintomas para a SII. Por isso, é provável que esse paciente não precise de suplementação de proteína.


Para pessoas veganas e vegetarianas, no entanto, pode ser necessário fazer uma suplementação de proteínas e alguns micronutrientes. Atletas, grávidas e lactantes também podem precisar de suplementação, mas qual usar, para pessoas com SII?


Talvez seja necessário realizar testes com tipos de proteínas para saber qual melhor se encaixa com sua condição. A proteína concentrada de leite por exemplo pode causar sintomas em pessoas com intolerância à lactose, por isso, procure opções sem lactose. Proteína de ervilha pode ter tipos de adoçantes como xylitol, sorbitol e manitol, ricos em fodmaps.


Para evitar possíveis ingredientes altos em fodmap, vale a pena testar a proteína isolada de colágeno sem sabor, pois muitos pacientes que sofrem de SII conseguem se adaptar com esse suplemento. Já pessoas veganas podem escolher proteínas da ervilha e arroz, mas também sem sabor, para evitar os adoçantes e saborizadores do suplemento.


Referências:

Staudacher HM, Ralph FSE, Irving PM, Whelan K, Lomer MCE. Nutrient Intake, Diet Quality, and Diet Diversity in Irritable Bowel Syndrome and the Impact of the Low FODMAP Diet. J Acad Nutr Diet. 2020;120(4):535-47.


bottom of page