top of page
  • Foto do escritorErica Greggio

O tênis no armário e toxicidade do mundo fitness

Pra começo de conversa, já aviso que não gosto da palavra "fitness", sinto que ela já carrega um peso de tentativa, falha e frustração, mas principalmente, o fitness é toxico.

Vamos do começo, a palavra "fitness" significa do inglês "o quão apto você está para fazer tal coisa", fitness para um cargo, uma tarefa, ou sua aptidão para correr uma maratona. Só que a galera começou a usar essa palavra pra justificar o motivo de estarem dizendo não para o bolo, para o brigadeiro, até para o coitado do pão, ou pra ir para a academia se arrastando, afinal, o que importa é ter o treino pago.

E nada contra pessoas fitness, tenho até amigues que são, o problema é quando esse vira um relacionamento tóxico. Quando você percebe, está fazendo dieta que você viu alguém fazendo e que não tem nada a ver com sua realidade, com nutricionista que também não ajuda muito e te impõe inúmeras restrições alimentares desnecessárias afirmando que leite e trigo inflamam, e fazendo atividade física que mais te incomoda do que te ajuda, ou pior, pagando uma academia que te viu só 2 vezes (nath finanças corre aqui).

A toxicidade do fitness se confunde muito com a toxicidade do coach de superação pessoal, "resista a esse pudim, você é mais forte que isso", "não queria treinar, mas vim, venci na vida, você também consegue". E se você quiser comer o pudim mesmo assim, ou só faltar na sua aula de bike? Se prepara pra se sentir um fracasso, amore. O discurso fitness está por todos os lugares, a não ser que você exclua suas redes sociais, não tem como fugir, principalmente se você se interessa um pouquinho pelo assunto e segue meia dúzia de pessoas com a @ fitness.

É preciso se livrar de gatilhos de culpa, se você já entendeu que esse mundo fitness te faz mal, se livre dele. Faça sua atividade física por prazer, pra melhorar seu condicionamento físico, não por uma obrigação que sua mente impôs e que na verdade não existe.

Saúde mental importa, seja gentil ao se cuidar.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page