top of page
Buscar
  • Foto do escritorÉrica Greggio

O sanduíche perfeito

Atualizado: 16 de dez. de 2020

Eu me descobri fã de sanduíches faz pouco tempo, é a melhor forma de matar a fome com uma comida rápida, completa e prática de fazer, que pode ficar deliciosa se você usar os ingredientes que gosta de verdade.


Mas e aí, como montar um sanduíche bem completo que vale por uma refeição?

Vamos começar do começo, como montar uma refeição com tudo que o corpo precisa pra ficar bem forte e saudável?

Uma refeição completa, com explicação bem resumida, precisa de carboidratos para dar energia, de proteínas pra ficar com os músculos bem fortes e estruturar o corpinho, de gorduras boas para aquecer e fazer os hormônios funcionarem bem, e de fibras, pro seu intestino funcionar direitinho todo dia.


Agora que você já sabe do que precisa para sua refeição, vamos pensar no sanduíche.


- O pão fica encarregado de te dar energia com carboidrato, as opções são inúmeras, ciabatta, francês, pão de forma, pão de fermentação natural, baguete, versões sem glúten, integrais... Para dar um UP no pãozinho, deixe-o assar no forno por uns 8 minutos antes de montar o sanduíche.


- Existem muitas opções de proteína, pode ser do mais simples ovo, até uma costela de porco desfiada que foi assada durante horas e horas. Você pode escolher um meio termo, mas temos o ovo, embutidos (não sou fã, mas bem de vez em quando pode), frango grelhado ou empanado, atum enlatado que nem todo mundo gosta, mas eu acho que com maionese fica perfeito, hambúrguer de grão de bico, enfim, basta escolher a que mais gosta.


- A gordura saudável pode ser adicionada ou estar junto com a proteína, para adicionar, basta usar 2 fatias de queijo de qualidade muçarela, ou outro queijo que preferir, gorgonzola, parmesão. Se preferir, use o abacate/avocado, castanhas, azeite,


- A fibra é super importante para uma refeição completa, aqui você usa sua imaginação. Pode ser tomate com folhas, como rúcula, alface americana, crespa, acelga, repolho, cenoura ralada, cebola roxa... Pode ser até frutas que você acha que combinam, eu por exemplo gosto de manga durinha, com gosto levemente azedo, se estiver doce não vai funcionar.


- Além disso tudo, gosto de um molho para o sanduíche. Pessoalmente gosto muito da simples maionese, acho que combina, mas mostarda também é uma ótima opção, mel com mostarda, até mesmo um pesto.


Por exemplo, este sanduíche da foto tem:

- Pão sem glúten devidamente esquentado no forno (carbs)

- 2 fatias de queijo muçarela sem lactose (proteína e gordura)

- Atum enlatado (proteína e gordura)

- Cenoura ralada (fibras)

- Maionese

- Folhas de rúcula (fibras)


É só montar e está pronto, simples, rápido e prático.




bottom of page