top of page
  • Foto do escritorErica Greggio

O melhor bolo de chocolate do mundo

Fã de bolo de chocolate que sou, já provei algumas variações dessa lindeza que é esse bolo, esse abraço em forma de alimento, esse quentinho no coração feito de cacau, essa delicinha macia que nunca vai te abandonar e deixar suas mensagens sem resposta. Entre todos os que provei, essa receita da Bon Appetit Mag é a minha favorita, até agora, a massa é macia e cheia de cacau e a cobertura tem um toque salgadinho do cream cheese que eu nem sei explicar, só amar. No site da revista você encontra a receita com medidas diferentes das nossas, tem um vídeo também de um dos chefs fazendo esse bolo no YouTube, mas aqui, no MEU site, tem as medidas convertidas (vai precisar de uma balança) e o modo de fazer, tudo em português, pra ficar mais fácil ainda entender.


Ingredientes para massa


180 gramas de farinha de trigo

250 gramas de açúcar

1 1/2 colher de chá de fermento

1/3 colher de chá de bicarbonato de sódio

1/2 colher de chá de sal

50 gramas de cacau 100% em pó

2 ovos grandes

160 gramas de óleo vegetal

240 gramas de leite

1 colher de chá de essência de baunilha


Ingredientes para a cobertura


100 gramas de chocolate em barra (meio amargo, mas não mais amargo que 70%)

120 gramas de creme de leite

100 gramas de cream cheese

20 gramas de açúcar de confeiteiro


Modo de fazer a massa


Misture a farinha, o açúcar, o fermento, bicarbonato, o cacau e o sal em uma tigela, reserve.

Bata os ovos, o óleo e a essência de baunilha em outra tigela por 30 segundos, junte essa massa com os ingredientes secos, a massa vai ficar grossa, é normal.

Coloque o leite no fogo para esquentar, não deixe ferver, desligue o fogo quando você ver algumas bolhas pequenas saindo do canto da panela. Despeje esse leite na massa do bolo e mexa até que vire uma massa homogênea, evite mexer muito.

Leve imediatamente para assar em uma forma redonda ou retangular média untada a 180 graus por em média 45 minutos, faça o teste do palito. Deixe o bolo esfriar por 15 minutos antes de abri-lo.


Modo de fazer a cobertura


Corte o chocolate em pedaços, misture com o creme de leite e coloque para derreter em banho maria ou em microondas, deixe esfriar e reserve.

Bata o cream cheese com o açúcar de confeiteiro em uma batedeira ou na mão, até que fiquei macio sem pedaços. Misture então o chocolate derretido com o cream cheese até que fique homogêneo. Para esta cobertura, é interessante que o bolo seja mantido na geladeira.


Obs: não tenha medo do bicarbonato de sódio, nem do sal. Ambos são usados para realçar cor e sabor, e essa quantidade de bicarbonato não vai deixar gosto no seu bolo.

Obs 2: caso você não encontre cacau 100%, e prefira o 70%, 50%, ou até um achocolatado, diminua um pouco a quantidade de açúcar utilizada. Por exemplo, eu não achei barra de chocolate meio amarga para fazer a cobertura, então usei uma barra comum ao leite, e usei apenas a metade do açúcar de confeiteiro.






Link para o vídeo do bolo no YT

https://www.youtube.com/watch?v=5Ts9aGTzAV8

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page